AULAS PARA INICIO DO ANO LETIVO
PRIMEIRAS SEMANAS DE AULAS
É SUBSTANCIALMENTE IMPORTANTE QUE AO PROMOVER OS PRIMEIROS CONTATOS COM OS EDUCANDOS QUE CONSTITUEM A COMUNIDADE ESCOLAR, BUSQUEMOS IDENTIFICA-LOS DA FORMA MAIS COMPLETA POSSÍVEL: CULTURALMENTE SOCIALMENTE, ECONOMICAMENTE E COGNITIVAMENTE. PENSANDO EM CONHECER MELHOR A TURMA, DESENVOLVEREMOS COMO VIA POSSÍVEL DE CONSTRUÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO INICIAL REAL E PRECISO, QUE SERVIRÁ DE SUBSÍDIO PARA ELABORAR PROJETOS A QUE VENHA FAVORECER UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCANDOS E EDUCADORA, BEM COMO A CONSTRUÇÃO DO MECANISMO INDISPENSÁVEL Á EFETIVAÇÃO DAS APRENDIZAGENS.COM ESTAS PRIMEIRAS AULAS TEREMOS COMO OBJETIVO PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DIVERSAS NO SENTIDO DE FAVORECER AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PAR A UMA BOA RELAÇÃO DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA.
PROCEDIMENTOS
1º MOMENTO: INICIAR COM A ENTREGA DE CARTÃO DE BOAS VINDAS ACOMPANHADO COM CHOCOLATE OU BALINHAS.
ü FAZER A LEITURA DA MENSAGEM E DEPOIS SE APRESENTAR COMO PROFESSORA E O QUE VAMOS FAZER JUNTOS DURANTE O ANO LETIVO;
ü COMO ATIVIDADE PEDIR QUE CADA ALUNO (A) PRODUZA UM TEXTO COM O SEGUINTE ROTEIRO:
ü PRODUZA UM TEXTO RELATANDO O SEU PRIMEIRO DIA DE AULA, E PARA INICIAR CRIE UM TÍTULO PARA ELE;
ü FALAR SOBRE A PROFESSORA SE GOSTOU OU NÃO, NOME E APELIDO SE TIVER, FALAR DA TURMA SE CONHECE COLEGAS, SE TEM AFINIDADE COM ALGUNS, E QUE TIPO DE AULA GOSTAM DE TER;
ü FALAR DO QUE PRETENDE DURANTE O ANO COMO:
ü FAZER; APRENDER; EXPLORAR; DESCOBRIR E CUIDAR.
ü 2º MOMENTO: NA SEGUNDA AULA PODEMOS INICIAR COM O TEMA AUTOESTIMA EM RELAÇÃO COM O BEM-ESTAR E VIDA SAUDÁVEL. DEVERÁ INICIAR A AULA MOSTRANDO AS FIGURAS POSTADAS ABAIXO, PERGUNTANDO SOBRE O QUE LHES VÊEM A MENTE AO OLHAR PARA ESTAS FIGURAS. APÓS OUVIR AS OPINIÕES DOS ALUNOS, DEVE-SE QUESTIONAR O QUE VOCÊS ENTENDEM POR AUTOESTIMA E O QUE SABEM DESTE CONCEITO. DEPOIS PEDIR QUE CONSULTEM UM DICIONÁRIO O QUE SIGNIFICA TAL TERMO.
ü EM SEGUIDA PASSAR O VÍDEO CLIP DA BANDA CALYPSO COM A MÚSICA : “AUTO- ESTIMA” COMPOSIÇÃO: ELIAS MUNIZ, COM O INTUITO DOS ALUNOS ENTENDEREM MELHOR O SIGNIFICADO DA PALAVRA AUTOESTIMA.
Auto-estima
Banda Calypso
Tem dias que a gente se sente
Como se nada mais valesse a pena
Tudo se torna insignificante
A vida fica tão pequena
Como se nada mais valesse a pena
Tudo se torna insignificante
A vida fica tão pequena
Andei por tanto tempo assim
Tão deprimida, destruida por dentro
Quase que eu pego um caminho sem volta
Graças a Deus eu acordei em tempo
Tão deprimida, destruida por dentro
Quase que eu pego um caminho sem volta
Graças a Deus eu acordei em tempo
Não adianta ficar lamentando
Se alguém destrói os sonhos da gente
O que eu mais quero é sair desse clima
Recuperar minha auto-estima
Urgentemente
Se alguém destrói os sonhos da gente
O que eu mais quero é sair desse clima
Recuperar minha auto-estima
Urgentemente
É hora de reconstruir
É tempo de recomeçar
É muito cedo pra desistir de viver
É hora de se ter juízo
Deixar pra trás o prejuízo
Apertar o rec no que passou
Esquecer
É tempo de recomeçar
É muito cedo pra desistir de viver
É hora de se ter juízo
Deixar pra trás o prejuízo
Apertar o rec no que passou
Esquecer
Consertar por dentro, o que se quebrou
Pra que eu possa enchergar com outros olhos o amor
E curar por dentro, acreditar
Que depois da tempestade o arco-irís virá
Vai clarear!
Pra que eu possa enchergar com outros olhos o amor
E curar por dentro, acreditar
Que depois da tempestade o arco-irís virá
Vai clarear!
ü RESPONDER UM QUESTIONÁRIO COM AS SEGUINTES PERGUNTAS SOBRE A MÚSICA:
ü QUAL A MENSAGEM QUE ESSA MÚSICA QUE PASSAR?
ü O QUE O COMPOSITOR DA MÚSICA QUER DIZER COM “ APERTAR O REC NO QUE PASSOU”?
ü O QUE O TRECHO “TUDO SE TORNA INSIGNIFICANTE, A VIDA FICA TÃO PEQUENA” QUER DIZER?
ü QUAL MENSAGEM O COMPOSITOR QUIS PASSAR QUANDO FALA” NÃO ADIANTA FICAR LAMENTANDO SE ALGUÉM DESTRÓI OS SONHOS DA GENTE”?
ü DE ACORDO COM A MÚSICA, O QUE SIGNIFICA AUTO-ESTIMA?
ü SE PUDESSE ACRESCENTAR UMA NOVA ESTROFE NA MÚSICA, QUAL SERIA?
ü FEITO ISTO, O PROFESSOR PEDIRA PARA OS ALUNOS FALEM SOBRE O SEU NOME, A ORIGEM DESTE, QUEM O ESCOLHEU ETC., E SOBRE OUTRO NOME QUE GOSTARIA DE TER SE FOR O CASO. SIGA O ROTEIRO ABAIXO PARA PRODUÇÃO DO TEXTO SOBRE O NOME:
ü ATIVIDADE DE PESQUISA: ORIENTAR OS ALUNOS PARA REALIZAREM UMA PESQUISA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM O SEGUINTE ROTEIRO:
ü O QUE É AUTO-ESTIMA?
ü QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE OS TERMOS AUTO-ESTIMA, AUTOCONFIANÇA, AUTO-ACEITAÇÃO E AUTO-IMAGEM?
ü O QUE PODE PREJUDICAR A AUTO-ESTIMA DE UMA PESSOA?
ü O QUE É BAIXA AUTO-ESTIMA E QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?
ü COMO PODEMOS MELHORAR A NOSSA AUTO-ESTIMA?
ü PARA REFLETIR: PEDIR QUE O ALUNO (A) LEVE PARA CASA A REFLEXÃO ABAIXO, ENTREGUE PARA ALGUÉM PRÓXIMO DELE QUE ESTEJA COM ALGUM PROBLEMA E DIGA DE QUE FORMA A REFLEXÃO AJUDOU-O NA QUELE MOMENTO, DEPOIS PEÇA QUE FAÇA POR ESCRITO O RESULTADO DESSA AJUDA:
MENSAGEM: “SE UM DIA ALGUÉM FIZER COM QUE SE QUEBRE A VISÃO BONITA QUE VOCÊ TEM DE SI, COM MUITA PACIÊNCIA E AMOR RECONSTRUA-A ASSIM COMO O ARTESÃO RECUPERA A SUA PEÇA MAIS VALIOSA QUE CAIU NO CHÃO, SEM DUVIDAR DE QUE AQUELA É A TAREFA MAIS IMPORTANTE, VOCÊ É SUA CRIAÇÃO MAIS VALIOSA. NÃO OLHE PARA TRÁS, NÃO OLHE PARA OS LADOS, OLHE SOMENTE PARA DENTRO, PARA BEM DENTRO DE VOCÊ E FAÇA DALI O SEU LUGAR DE DESCANSO, CONFORTO E RECOMPOSIÇÃO. CRIE ESTE UNIVERSO AGRADÁVEL PARA SI. O MUNDO AGRADECERÁ O SEU TRABALHO”.
(BRAHMA KUMARIS)
3º MOMENTO: APLICAR A DINÂMICA: O QUE EU NÃO QUERO PARA MIM NÃO DESEJO PARA OS OUTROS.
ü COMO DESENVOLVE-LÁ: COLOQUE O NOME DOS ALUNOS EM UMA CAIXINHA E FAÇA UM SORTEIO E NÃO DEIXE QUE O PRÓPRIO ALUNO TIRE SEU NOME. DEPOIS DE FEITO O SORTEIO DOS NOMES PEDIR QUE ELE ESCREVA O QUE ELE GOSTARIA QUE SEU SORTEADO FIZESSE PARA REPRESENTAR PARA TODA TURMA, MAS NÃO PODE REVELAR TEM QUE SER SEGREDO. DEPOIS, A PROFESSORA RECOLHE OS PAPEIS E COMEÇA A CHAMAR.POR EXEMPLO: DE CIDOCA PARA MARIA, DESEJO QUE MARIA CANTE A MÚSICA ESSE CARA SOU EU, SÓ QUE QUEM VAI CANTAR NÃO É MARIA É CIDOCA VAI SER AO CONTRÁRIO, POIS O OBJETIVO DA DINÂMICA É ESSE, O QUE EU NÃO QUERO PARA MIM, NÃO DESEJO PARA OS OUTROS, E VOCÊ É QUEM VAI PAGAR SEU PRÓPRIO MICO.
ü DEPOIS DA DINÂMICA TRABALHAR O TEXTO: QUAL É A ESCOLA DOS SEUS SONHOS?
FAZER A COPIA POR ESCRITO, FAZER A LEITURA COLETIVA, SEGUIDA DE COMENTÁRIO.
ü DEPOIS DA LEITURA E COMENTÁRIOS APLICAR A SEGUINTE ATIVIDADE:
1- Há quanto tempo você estuda nesta escola?
2- Você sabe o nome dela?
3- Você lembra o nome das professoras que você já estudou? Quais?
4- Qual o nome das pessoas que fazem a direção?
5- Sua escola pertence a que órgão?
( ) municipal ( ) estadual ( ) particular
6- Escreva os nomes de outros funcionários que fazem parte da sua escola e qual a sua função;
7- Dê sua opinião:
a) Essa escola é a escola dos seus sonhos? Por quê?
8- Sua professora deste ano é a professora que você queria ou não?
9- Agora escreva seu nome completo e a data do seu nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário