Atividades do 6º ao 9º ano
Escola Manuel Davi do Nascimento E.E.F.
Aluno:_____________________________________________________
Professora:____________________________________________Serie: ______Nº ________ Data: _____/______/______
Avaliação bimestral de Artes
Leia o texto e responda as questões de 1 a 6.
Arte rupestre
Bisões, cavalos, unicórnios, figuras humanas. Há 40 mil anos os seres humanos começava a representar a vida. Foi nessa época que nosso ancestrais passaram a pintar imagens no interior de cavernas ou na superfície de grandes rochas.
As imagens pintadas eram, em geral, figuras de animais, seres humanos, ou traços geométricas (linhas, pontos, círculos).
Seus significados são um grande mistério. Mais provável é que estivessem relacionadas uma espécie de crença mística. Com as pinturas podiam estar procurando melhor caça, fertilidade ou proteção para os caçadores.
As pinturas rupestre tem uma importância fundamental: elas mostram o desenvolvimento cultural de nossos ancestrais. Por meio delas, eles começavam a expressar sentimentos, anseios preocupações de uma forma abstrata. Era uma nova linguagem, a da representação, que começavam a ganhar destaque.
1- O texto trata, principalmente,
a) ( ) animais;
b) ( )caça;
c) ( )ser humano;
d) ( ) pintura.
2- As pinturas rupestres teve uma grande importância no(a):
a) ( ) procura melhor da caça e fertilidade;
b) ( ) proteção dos caçadores da época;
c) ( ) Imagem de animais e plantas;
d) ( ) desenvolvimento cultural dos nossos ancestrais.
3- Na expressão “ O mais provável é que estivesse relacionadas a uma espécie de crençamística” a palavra grifada significa.
a) ( ) divina;
b) ( ) mitológica;
c) ( ) relativa;
d) ( ) natural
4- Coloque V (verdadeira) e F (falso).
a) ( ) As pinturas rupestres não tem nenhuma importância fundamental nas representações dos seres humanos.
b) ( ) As imagens pintadas tinham grades significados na mitologia grega;
c) ( ) Há 40 mil anos os seres humanos começavam a representar a vida;
d) ( ) Por meio das pinturas rupestres, os seres humanos começavam a expressar sentimentos, anseios e preocupações.
5- Complete as frases abaixo:
a) Com ____________________, podiam estar _______________ melhor ____________,
_______________ ou proteção ___________________.
b) Era uma ________________, a da _______________, que começava a _____________ destaque.
6- Todas as opções estão corretas as imagens pintadas pelos nossos ancestrais, exceto
a) ( ) animais;
b) ( ) seres humanos;
c) ( ) traços geométricos;
d) ( ) plantas.
Leia o texto e responda as questões de 7 a 10.
Carnaval
O carnaval pode ser considerado como a mais popular das festas brasileiras, mas alguns historiadores dizem que a sua origem se deu a 10.000 anos a.C., na Europa ou Egito, não se sabe ao certo.
Na época do Brasil – Colônia e no Império, o Carnaval era uma mistura de cantos e danças africanas com uma festa portuguesa chamada Entrudo. A brincadeira consistia em dar banhos de água perfumada nas pessoas com limões-de-cheiro, seringas e bisnagas. Uma ordem do prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, proibiu o Entrudo, por gerar muitos conflitos nas ruas.
Na virada do século XIX, o Carnaval começa a ganhar as características atuais, tornando-se um importante aspecto da vida de algumas cidades brasileiras. Surgem os bailes de mascaras, nos clubes, e intensifica-se o Carnaval de rua com os blocos e cordões.
7- Na expressão “ Na virada do século XIX, o carnaval começa a ganhar as características atuais” o século citado corresponde ao ano
a) ( ) 2000 b) ( ) 1900 c) ( ) 1800 d) ( ) 1500
8- O carnaval era uma mistura de cantos e danças africanas com uma festa portuguesa chamada ‘’’Entrudo’’ , o sinônimo da palavra carnaval é:
a) Mistura ;
b) Entrudo ;
c) Cantos;
d) Danças;
9- Coloque (V) verdadeiro e (F) falso :
a) O carnaval consistia em dar banhos de água perfumada nas pessoas com limões – de – cheiro , seringas e bisnagas .
b) O carnaval começa a ganhar características atuais , no século XIX ;
c) Os historiadores dizem que a origem do carnaval se deu na África ;
d) Uma ordem do prefeito do Rio de Janeiro , Pereira Passos , permitiu entrudo , por gerar muitos conflitos .
10- O carnaval até os dias atuais e considerado como a :
a) Mistura de cantos ;
b) Mistura de danças
c) Festa popular ;
d) Baile de máscara
Escola Manuel Davi do Nascimento E.E.F.
Aluno:_______________________________________________________________________
Professora:____________________________________________Serie: ____ Nº ________ Data: _____/______/______
Avaliação bimestral de Português
Leia:
Ar- condicionado faz mal ?
Depende da maneira como utilizamos e os cuidados que tomamos . De acordo com o pneumologista Roberto Stirbulov , presidente da sociedade paulista de pneumologia , alguns fatores relacionados aos aparelhos de ar-condicionado podem fazer mal á saúde . ‘’Um deles é o chamado contraste térmico , que é a diferença entre a temperatura externa e a do ambiente refrigerado . Quando essa diferença é muito grande , pode ocorrer uma redução das defesas do organismo , tornando o individuo predisposto a infecções respiratórias ‘’ , afirma o especialista . Um agasalho pode minimizar esse problema . Outra característica desfavorável dos recintos com ar-condicionado é a baixa umidade do ar , que provoca o ressecamento das mucosas e pode facilitar o surgimento de infecções . ‘’Para evitar que isso ocorra , pessoas que ficam muito tempo em ambiente refrigerado devem colocar no local um recipiente com água para umidificar o ar ‘’ , diz Roberto . Falhas na manutenção do sistema de ar refrigerado também podem trazer prejuízos . ‘’Filhos e dutos de ar mal limpos propiciam o surgimento de colônias de fungos e bactérias , prejudiciais á saúde ‘’ , afirma a alergista Jussara Marin , de São Paulo.
1 – Considerado que a idéia principal em um texto expositivo corresponde as assunto e ao que se diz sobre o assunto em seus aspectos gerais , no texto ‘’Ar- condicionado faz mal?’’ a idéia principal é :
a) ( ) Alguns fatores relacionados aos aparelhos de ar - condicionado faz mal a saúde ;
b) ( ) Ar – condicionado faz mal porque provoca o ressecamento das mucosas ;
c) ( ) Falhas na manutenção do sistema de ar refrigerado podem fazer mal a saúde;
d) ( ) O ar – condicionado faz mal a saúde , conforme afirmação do pneumologista Roberto Stirbolow.
2- Sendo o texto iniciado em forma de pergunta , podemos inferir que estamos diante de um gênero textual denominado de:
a) ( ) diálogo
b) ( ) entrevista
c) ( ) nota jornalística
d) ( ) crônica .
3-Como a notícia , a reportagem também é um gênero jornalístico . Onde o verdadeiro conceito de notícia é :
a) ( ) Relatar um fato de forma ligeira e impessoal ;
b) ( ) Conhecer um fato com maior profundidade , ampliando-o com fato , dados estatísticos , etc;
c) ( ) Informar um artigo que exprime a opinião oficial do jornal;
d) ( ) Apresenta uma narração alegórica cujos personagens são , geralmente animais e que encerra lição moral;
4- O conteúdo abordado no texto interessa a um público , de certa forma , abrangente . O item que traz o público que apresenta interesse é :
a) ( ) usuários de modo geral;
b) ( ) usuários predispostos a infecção respiratória ;
c) ( ) usuário que têm familiares alérgicos;
d) ( ) usuários que lidam com pessoas alérgicas ;
5- Podemos afirmar que o gênero textual apresentado no texto acima é :
a) ( ) poético ;
b) ( ) narrativo ;
c) ( ) argumentativo ;
d) ( ) informativo ;
6- O assunto principal do texto é :
a) ( ) Os cuidados que devemos ter com o ar – condicionado;
b) ( ) As instruções referentes ao uso do ar-condicionado;
c) ( ) O mal uso do ar- condicionado faz ma a saúde ;
d) ( ) Falhas na manutenção do ar-condicionado ;
7- Na passagem ‘’pode ocorrer uma redução das defesas do organismo ‘’ , a palavra grifada significa :
a) ( ) diminuição ;
b) ( ) proteção ;
c) ( ) recuperação ;
d) ( ) recepção.
8- O sentido da expressão com moderação , falado pelo médico :
a) ( ) devagar ;
b) ( ) com bons modos ;
c) ( ) sem exagero ;
d) ( ) controlar ;
9- O médico está se referindo ao usar essa expressão ao ;
a) ( ) modo com Hagar se comporta ;
b) ( ) modo como Hagar deve comer ;
c) ( ) modo como ele deve falar ;
d) ( ) modo como deve relacionar com alguém ;
10- Há traço de humor em ;
a) ( ) precisa aprender a comer com moderação ;
b) ( ) como Hagar pode perder peso ;
c) ( ) tenho que começar a comer com uma mulher chamada moderação ;
d) ( ) o que a mulher perguntou sobre o médico ;
11- A expressão ‘’ com moderação ‘’ se relaciona no segundo quadrinho com a palavra :
a) ( ) Aprender ;
b) ( ) Precisar ;
c) ( ) Poder ;
d) ( ) Comer ;
12- A classe gramatical referente a palavra comer ;
a) ( ) Substantivo ;
b) ( ) Pronome ;
c) ( ) Verbo ;
d) ( ) Adjetivo.
Leia
Por que a ferradura é símbolo de boa sorte?
Há registro de que esse objeto já era considerado um amuleto poderoso desde a Grécia antiga.
Primeiro, porque era feito de ferro, elemento que os gregos acreditavam proteger contra todo mal. Além disso, seu formativo lembrava a lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade [...]
13- Na expressão ‘’ Há registro de que esse objeto já era considerado um amuleto poderoso desde a Grécia antiga ‘’ a oração principal é :
a) ( ) um amuleto ;
b) ( ) era considerado ;
c) ( ) esse objeto ;
d) ( ) há registro ;
14- A palavra que liga a oração principal , a oração subordinada substantiva é a conjunção integrante :
a) ( ) de ;
b) ( ) desde ;
c) ( ) que ;
d) ( ) esse ;
15- A oração que está grifada no texto é uma oração subordinada substantiva :
a) ( ) objetiva direta ;
b) ( ) apositiva ;
c) ( ) completiva nominal ;
d) ( ) subjetiva ;
16- A ferradura é símbolo da boa sorte , porque :
a) ( ) Seu formato lembrava a lua ;
b) ( ) É um amuleto poderoso ;
c) ( ) É feito de ferro ;
d) ( ) É símbolo de fertilidade.
Leia:
Passaredo
Ei, quero-quero
Oi, tico-tico
Anum, pardal, chapim
Xô,cotovia
XÔ, AVE-FRIA
Xô, pescador-martim.
Some rolinha
Anda, andorinha
Te esconde, bem-te-vi [...]
Bico calado, muito cuidado
Que o homem vem ai.
17- Em quais sequência de substantivos compostos a seguir todos estão pluralizados corretamente ?
a) ( ) aves- fria , tico – ticos ;
b) ( ) quero – queros , tico – ticos;
c) ( ) ticos – ticos , pescador – Martins ;
d) ( ) pescadores – martins , quero
– quero ;
18- A classe gramatical que pertence o substantivo composto ‘’ pescador – Martim ‘’ é ;
a) ( ) substantivo + substantivo ;
b) ( ) substantivo + adjetivo ;
c) ( ) verbo + substantivo ;
d) ( ) advérbio + substantivo ;
19- -O texto pertence ao gênero textual :
a) ( ) poesia ;
b) ( ) fábula;
c) ( ) crônica ;
d) ( ) jornalístico ;
20- Coloque V ( verdadeiro ) e F ( falso )
a) ( ) tico – ticos , só o segundo vai para o plural por apresentar uma onomatopéia ;
b) ( ) Na palavra aves-frias temos substantivos + substantivo ;
c) ( ) queros – queros as duas ficam no plural porque são repetidas ;
d) ( ) Onomatopéia é a imitação da voz doa animais ;
21- Leia e complete com mal ou mau , mas ou mais .
Um vampiro bebeu muito sangue em uma festa e foi parar no hospital . Chegando lá , foi atendido por uma enfermeira , que perguntou :
- Tipo de sangue ?
Ele , espantando , respondeu :
Eu aqui passando __________ , e a Senhora me ofereceu __________ bebida ?
22- Escolha a alternativa que preencha corretamente as orações ‘’ - Sabíamos de tudo _________ não _______ queríamos falar ; - A moça de branco foi quem _________ perguntou ; Os atores atuaram muito ________ no espetáculo ; - O _______ tempo acabou com temporada .
a) ( ) mau , mal , mais , mas ;
b) ( ) mais , mas , mau , mal ;
c) ( ) mas , mais , mal , mau ;
d) ( ) mais , mas , mal , mau ;
23 - O gênero textual é :
a) ( ) poema ;
b) ( ) música ;
c) ( ) crônica ;
d) ( ) diálogo ;
24 - Coloque V ( verdadeiro ) e F ( falso ) :
a) ( ) O dia –a – dia do trabalhador é cansativo ;
b) ( ) Ele não é mau ; só precisa de compreensão ;
c) ( ) Algumas atitudes do brasileiro vão ao encontro do que é ser cidadão ;
d) ( ) Os moradores conversam há cerca de melhores maneiras de desenvolver seus projetos ;
‘’ O amor é a força mais potente que o mundo
possui e , ao mesmo tempo,
a mais humilde que sepossa imaginar . ‘’
Gandhi .
BOA SORTE !!
Escola:____________________________________________________________________________________________________
Aluno(a);__________________ ____________________________________________________Nº_____ Serie:_________
Profª.: Cláudia Rocha
Avaliação de Língua Portuguesa
LEIA:
O menino jornaleiro
1 O menino jornaleiro passa berrando pela rua:
2 – Vinte e cinco adultos enganados por um menino! Uma (única) criança engana
3 vinte e cinco adultos!
4 – Me dá um jornal – grita um homem que vai passando.
5 Pega o jornal, abre e descobre que é um jornal velho. Vai reclamar, furioso, quando
6 ouve o menino gritando lá de longe:
7 – Vinte e seis adultos enganados por um menino! Vinte e seis adultos...
(Pinto, Ziraldo Alves. Vito Grandam. São Paulo: Globo, adaptado.)
01. Segundo o texto “O menino jornaleiro”, a manchete anunciada pelo jornaleiro
a) deixa o consumidor furioso com a notícia.
b) leva o consumidor a pensar que se trata de uma matéria do jornal do dia.
c) faz parte das reportagens do jornal do dia.
d) leva o consumidor a pensar que se trata de um jornal velho.
02. Após a leitura do texto 1 e do texto 2, podemos afirmar que
a) os dois são textos publicitários.
b) somente o texto 1 é publicitário.
c) os dois são textos narrativos.
d) somente o texto 2 é informativo.
03. Leia o trecho abaixo:
“Pega o jornal, abre e descobre que é um jornal velho. Vai reclamar, furioso, quando
ouve o menino gritando lá de longe (...)” (L. 5-6)
Os termos sublinhados no trecho sugerem
a) fatos isolados.
b) ação contínua e sucessão temporal.
c) sucessão de fatos fora da ordem cronológica.
d) ações sequenciais e causais.
Texto 2
04. Nos trechos abaixo:
“– Uma única criança engana vinte e cinco adultos!” (L. 2-3)
“– Me dá um jornal – grita um homem que vai passando.” (L. 4)
Os termos sublinhados referem-se, de acordo com as informações do texto,
a) a qualquer criança e a qualquer homem.
b) ao jornaleiro e a um transeunte qualquer.
c) a uma criança específica e a um leitor especial.
d) somente a uma criança e a um homem exclusivo.
05. Leia o trecho abaixo:
“– Vinte e seis adultos enganados por um menino! Vinte e seis adultos...” (L. 7)
A intenção do jornaleiro era
a) divulgar a manchete do jornal.
b) chamar a atenção das crianças.
c) conseguir vender o jornal velho.
d) deixar os leitores furiosos.
06. “ Deus não fale comigo, e eu sei que Ele me escuta.” O conectivo sublinhado pode ser substituído, sem contrariar o sentido, por:
a) ou b) no entanto c) porém d) porquanto
07. “ Estudamos, logo deveremos passar nos exames.” A oração em destaque é:
a) explicativa b) adversativa c) aditiva d) conclusiva
08- Fez isso ___________ não conseguiu o resultado. Qual das alternativas abaixo preenche a lacuna no trecho acima.
a) entretanto b) pois c) porém d) enquanto
09- “Maria das Dores entra e vai abrir o computador. Detenho –a : não quero luz.” Os dois pontos(:) usados acima estabelecem uma relação de subordinação entre as orações. Que tipo de subordinação?
a) temporal b) final c) causal d) concessiva
10- Sua displicência era tanta QUE NÃO COMUNICOU O HORARIO DA PARTIDA DO TREM. A oração destacada exprime
a) tempo b) consequência c) causa d) explicação
Escola:____________________________________________________________________________________________________
Aluno(a);__________________ ____________________________________________________Nº____Serie:_________
Profª.: Cláudia Rocha
Avaliação de Língua Portuguesa
LEIA:
Prazer em conhecer as cores, texturas e
perfumes de Natura Ekos
1 Prazer em ter sua pele sempre macia,
2 e descobrir a cada banho o re-
3 encontro com você e seu equilíbrio.
4 Prazer em ver que os maracujás, buritis
5 e tantos outros ativos de Natura Ekos
6 vivem na biodiversidade brasileira, e
7 são extraídos a partir de processos que
8 buscam garantir sua renovação no
9 futuro.
10 Para o bem-estar daqueles que vivem e
11 trabalham nas florestas, matas e
12 campos.
13 Para o seu bem-estar e para você estar
14 bem com o seu mundo, muito prazer.
Natura Ekos. Viva sua natureza.
(Revista Superinteressante. Edição 178. Julho 2002, adaptado.)
1. O texto que você acabou de ler visa divulgar, sob a forma de palavras ou símbolos, uma informação selecionada com a finalidade de introduzir na opinião pública determinada atitude ou ideia (Ecologia) e o desejo de consumo. Sendo assim, esse texto é uma:
a) reportagem.
b) notícia jornalística.
c) propaganda.
d) narração.
2. Leia o trecho, retirado do texto: “Prazer em ver que os maracujás, buritis e tantos outros ativos de Natura Ekos vivem na biodiversidade brasileira, e são extraídos a partir de processos que buscam garantir sua renovação no futuro.” (L. 4-9) Agora leia o significado das palavras abaixo:
Bio: vida
Diversidade: variedade
A biodiversidade de que trata o texto refere-se à variedade de
a) animais brasileiros.
b) flora brasileira.
c) etnias do Brasil.
d) culturas brasileiras.
3. Na ilustração, temos a apresentação de cada produto, como em “Eu sou o buriti. Eu sou o cacau. Eu sou o maracujá. Muito prazer”. A informação destacada da ilustração do texto tem como objetivo:
a) chamar a atenção do leitor para a marca EKOS.
b) relacionar diretamente os elementos da natureza ao produto.
c) divulgar o fabricante do produto.
d) ser apenas ilustrativa.
4. Leia, novamente, o que está na tampa dos vidros.
“– Eu sou o buriti.
– Eu sou o cacau.
– Eu sou o maracujá.”
É correto afirmar que, no texto, cacau, buriti e maracujá são
a) matéria-prima dos produtos.
b) folhas.
c) flores.
d) árvores.
5. Leia o trecho: “Para o seu bem-estar e para você estar bem com o seu mundo, muito prazer.” (L. 13-14) Agora, leia os significados das expressões destacadas:
bem-estar: conforto, estado de perfeita satisfação física ou moral.
estar bem: gozar de saúde, viver em harmonia
Com base no texto, é correto afirmar que as expressões grifadas indicam, respectivamente:
a) satisfação; viver em paz.
b) consumo; viver em sintonia.
c) solidão; ter boa convivência.
d) comodidade; ter dinheiro.
6. Leia: “Prazer em ver que os maracujás, buritis e tantos outros ativos de Natura Ekos vivem na biodiversidade brasileira, e são extraídos a partir de processos que buscam garantir sua renovação no futuro.” (L. 4-9)
O termo sublinhado no trecho relaciona-se à ideia de renovar
a) os processos de extração.
b) o consumidor.
c) alguns ativos de Natura Ekos.
d) a biodiversidade brasileira
.7. “Trabalham nas florestas, matas e campos.”A palavra grifada é um verbo, em que tempo ele está?
a) Presente b) pretérito perfeito C) futuro do presente d) futuro do pretérito
8- Observe e complete a conjugação com os verbos que estão faltando:
Eu canto Nós cantamos
Tu _______ Vós ________
Ele/Ela canta Eles/ Elas cantam
9. Joana _____________ estudado muito. O verbo é
a) tenha b) tem c) tenhamos d) tenham
10 “Maria e Taynara foram passear no parque da cidade. Substitui os nomes sublinhado por:
a) nós b) ela c) tu d) elas
Escola:____________________________________________________________________________________________________
Aluno(a);__________________ ____________________________________________________Nº_____ Serie:_________
Profª.: Cláudia Rocha
Avaliação de Educação Religiosa
Leia
O silencio vai acabar
Numa manhã de junho, há um ano, a pedagoga Eliane Cavalleiro instalou-se na saída de uma escola de Educação Infantil, em São Paulo, observando como uma professora se despedia de seus 22 alunos. Entre os doze alunos brancos, dez ganharam um beijinho: dos dez negros, só três mereceram o mesmo afeto. Os brancos foram três vezes beijados do que os negros! Mas não poderia ser apenas o comportamento isolado de uma professora preconceituosa? E, afinal, qual a importância de beijar ou não o aluno na saída de aula? [...]
1-No texto , o titulo “O silêncio vai acabar”, a palavra silêncio refere-se
(a) à falta de discussão sobre o preconceito.
(b) à discussão sobre o preconceito.
(c) á vontade de acabar com o preconceito.
(d) á descoberta sobre o preconceito.
2- A Consciência Negra é comemorado no dia
(a) 20 de novembro
(b) 19 de outubro
(c) 19 de novembro
(d) 20 de novembro
3- O dia da Consciência Negra é uma homenagem
(a) Aos índios (b) a D. Pedro I (c) aos Jesuítas (d) ao Zumbi dos Palmares
4- O primeiro passo para a descriminação é
(a) conhecer suas origens.
(b) tratar todos igualmente.
(c) valorizar as culturas.
(d) silenciar dados históricos.
5- O titulo do texto é “ O silêncio vai acabar” em vez de “ O silêncio podeacabar”. A palavra PODE indicaria apenas uma
(a) possibilidade, algo que poderia ou não acontecer.
(b) Certeza que pode acontecer.
(c) postura diante da descriminação.
(d) discussão sobre as diferenças.
Leia:
O preconceito não é instintivo
Os seres humanos não nascem preconceituosos, ou seja, o preconceito não é um fenômeno natural, instintivo ou inevitável. Ao contrario. Atitudes, sentimentos e comportamentos preconceituosos são aprendidos, interiorizados pelas pessoas desde a mais terna idade.
6- No trecho acima o autor expõe seu ponto de vista:os seres humanos não nascem preconceituosos. A responsabilidade pela continuidade do preconceito segundo ao autor refere-se
(a) as crianças (b) aos adultos (c) aos adolescentes (d) aos idosos
7-“ O preconceito não é instintivo.” A palavra sublinhada significa
(a) artificial (b) natural (c) superficial (d) inato
8- “ O preconceito é aprendido e difundido pelas pessoas .” Você concorda ou discorda dessa afirmação? Justifique.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________9-Que outros exemplos “aparentemente ingênuos” você também percebe como capazes de disseminar o preconceito?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Observando o que mudou desde a geração de seus avós a sua geração, Você acha que o preconceito acabou? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola:____________________________________________________________________________________________________
Aluno(a);__________________ ____________________________________________________Nº___Serie:_________
Profª.: Cláudia Rocha
Língua Portuguesa
Azul e lindo planeta Terra, nossa casa
1 Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos para viver,
2 temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa.
3 E melhor ainda. Pois da nossa casa nós podemos nos mudar. Da Terra não.
4 E nós sabemos que não estamos tratando da Terra como deveríamos.
5 Por isso, os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) preocupam-se
6 com o meio ambiente.Várias reuniões já foram feitas para discutir esse problema.
7 E destas reuniões têm saído declarações, manifestos e planos de ação que tentam
8 estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra – a nossa Terra – a nossa casa
9 – venha a se transformar num ambiente hostil, com muitos desertos, águas,
10,florestas devastadas, onde seria impossível viver.
11 Essas declarações, manifestos, planos de ação dizem mais ou menos o seguinte:
12 Todos os homens são iguais e, portanto, têm o direito de viver bem, num
13 ambiente saudável.
14 Todos têm o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as
15 suas formas.
(Rocha, Ruth & Roth, Otávio.)
01. O texto lido tem como objetivo
a) falar do acesso do trabalhador à terra para plantar.
b) nos conscientizar da importância da preservação da Terra.
c) preservar os direitos das crianças.
d) preservar os direitos dos povos da Terra.
02. Leia:
“E destas reuniões têm saído declarações, manifestos e planos de ação que tentam estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra – a nossa Terra – a nossa casa
– venha a se transformar num ambiente hostil (...)” (L. 7-9) Os travessões são utilizados no trecho acima para
a) destacar que o problema com a Terra atinge a todos nós.
b) separar uma enumeração.
c) indicar a fala do narrador.
d) inserir a fala do representante da ONU.
03. A falta de cuidados com a nossa Terra – a nossa casa –, poderá levar
a) à preservação de um ambiente saudável para todos.
b) à extinção de todas as espécies de seres vivos.
c) a um aumento desenfreado da espécie humana.
d) à ocupação desordenada de todas as áreas do planeta.
04. Leia o trecho:
“Todos têm o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas.” (L. 14-15) A expressão sublinhada refere-se à vida
a) de todos os seres humanos.
b) de todos os seres viventes do planeta.
c) de todos os pássaros.
d) de todas as espécies vegetais
.05. “E nós sabemos que não estamos tratando da Terra como deveríamos. Por isso, os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) preocupam-se com o meio ambiente.” (L. 4-6) A única expressão que substitui corretamente a expressão sublinhada acima é
a) Ainda que...
b) Além disso...
c) No entanto...
d) Por esse motivo...
Escola no ar – Sintonize seu rádio nessa onda
1 Colocar a educação na boca do povo. Esse é o objetivo do Projeto Nordeste(pa-
2 trocinado pelo Banco Mundial) e do Unicef, ao percorrer todos os estados da região,
3 mobilizando serviços de alto-falante e rádios comerciais e comunitárias para que
4 divulguem a educação na sua cidade. A ideia é transformar a semana de matrículas ou
5 uma reunião de pais e mestres em notícia diária. Para isso, estão sendo organizadas
6 oficinas de radiojornalismo e educação, dirigidas aos profissionais de rádio. Para
7 complementar a capacitação, foi elaborado o Manual do Radialista que Cobre
8 Educação.
(Mural. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, abril/98.)
06. O texto que você acabou de ler tem o objetivo de divulgar um projeto em prol da educação. Nesse caso, trata-se de
a) uma narração.
b) uma instrução para um programa de rádio.
c) uma propaganda comercial.
d) um texto informativo.
07. De acordo com a informação contida no subtítulo “Sintonize seu rádio nessa onda” e com a leitura do texto, é possível afirmar que ele trata
a) da divulgação de um programa de televisão.
b) das oficinas de radio jornalismo.
c) da divulgação da educação através do rádio e alto-falantes.
d) da promoção do ensino à distância
08. Leia o fragmento:
Esse é o objetivo do Projeto Nordeste (patrocinado pelo Banco Mundial) e do Unicef, ao percorrer todos os estados da região[...]
O verbo grifado no fragmento esta na
(a) 1ª conjugação (b) 2ª conjugação (c) 3ª conjugação (d) 4ª conjugação
09- Observe e complete a conjugação com os verbos que estão faltando:
Eu amo Nós amamos
Tu _______ Vós ________
Ele/Ela ama Eles/ Elas amam
10- E nós sabemos que não estamos tratando da Terra como deveríamos. Os verbos sublinhados estão na
(a) 1ª pessoa do singular (b) 2ª pessoa do plural (c) 3ª pessoa do singular (d) 1ª pessoa do plural
Escola:____________________________________________________________________________________________________
Aluno(a);__________________ ____________________________________________________Nº_____ Serie:_________
Profª.: Cláudia Rocha
Língua Portuguesa
Qual a diferença entre calúnia, injúria e difamação?
Texto Sólon Brochado
1 Muitos usam os chamados crimes contra a honra como sinônimos, mas há diferenças
2 sutis, definidas no Código Penal. Calúnia (art. 138) é acusar alguém publica-
3 mente de um crime, e difamação (art. 139), de um 4 ato desonroso. Já a injúria
4 (art. 140) é basicamente uma difamação que os outros não ouviram: é chegar e
5 dizer para um sujeito algo que esse sujeito considere prejudicial.
6 É possível cometer três delitos de uma vez só. Se, num programa de TV, um entrevistado
7 disser que o apresentador é cafetão, estará acusando-o em público de um
8 crime (calúnia) desonroso (difamação), cara a cara (injúria).
9 Então, atenção quando for denunciar uma empresa no orkut ou quiser contar os
10 podres do ex em público. E é preciso cuidado extra com um tipo de vítima: o Presidente
11 da República ou qualquer outro chefe de Estado estrangeiro. “Contra eles,
12 mesmo que o ‘criminoso’ tenha dito a verdade, será condenado”, conta Jorge
13 Alberto Araújo, juiz e professor da Universidade Regional de Campinas.
(Revista Super Interessante. Edição nº 259. São Paulo: Abril, dezembro/2008.)
1. O objetivo do texto é
a) sugerir como devem ser feitas denúncias contra empresas.
b) mostrar em que circunstâncias as pessoas cometem certos delitos.
c) esclarecer as diferenças existentes entre os crimes contra a honra.
d) denunciar crimes de calúnia, injúria e difamação.
2. Leia o fragmento: “Muitos usam os chamados crimes contra a honra como sinônimos, mas há diferenças sutis, definidas no Código Penal” (L. 1-2). O termo destacado permite concluir que
a) calúnia, difamação e injúria são sinônimos.
b) os crimes contra a honra são iguais, embora recebam nomes diferentes.
c) existem diferenças entre os crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria.
d) o Código Penal não reconhece os crimes contra a honra.3-
3.No fragmento acima a palavra em negrito é uma Coordenada sindética
(a) aditiva (b) adversativa (c) alternativa (d) conclusiva
4- Com base na leitura do texto e considerando os significados dos termos calúnia, difamação e injúria, pode-se afirmar que
a) se uma faxineira é acusada publicamente pelo patrão de ter sumido com o dinheiro dele, está ocorrendo uma injúria.
b) se alguém escreve na porta de um banheiro público que a vizinha está traindo o marido, está cometendo difamação.
c) se um Diretor diz a seu subordinado em reservado que o considera desonesto, ele está cometendo calúnia.
d) se uma pessoa ofende a reputação de outra, ela não está cometendo crime algum.
5. Leia o trecho: “Contra eles, mesmo que o ‘criminoso’ tenha dito a verdade, será condenado” (L. 11-12) O termo destacado refere-se
a) aos podres do ex.
b) ao Presidente da República.
c) a todos os chefes de Estado estrangeiros.
d) aos chefes de Estado, sejam os estrangeiros ou o nacional.
6. Leia o trecho abaixo: “Se, num programa de TV, um entrevistado disser que o apresentador é cafetão, estará acusando-o em público de um crime (calúnia) desonroso (difamação), cara a cara (injúria)” (L. 6-8). Agora, veja o significado do termo destacado: cafetão - indivíduo que explora a prostituição. Considerando o significado acima apresentado, a palavra “cafetão” pode ser substituída no texto por
a) indivíduo que vive da exploração do trabalho de mulheres e homens que vendem o corpo por dinheiro.
b) indivíduo que se aproveita da pobreza dos outros.
c) indivíduo que mantém trabalhadores em regime de escravidão.
d) indivíduo que se prostitui para sobreviver.
7- O menino chorou porque estava com fome . A oração subordinada adverbial é
(a) Comparativa (b) concessiva (c) causal (d) explicativa
8-Leia
Gente bonita de verdade
1 Bruno é aluno da Escola Estadual
2 Salvador Moya. Lá conheceu a
3 Silvia, professora há 16 anos e
4 também consultora de vendas. A
5 Rosana é amiga da Silvia, adora se
6 cuidar e não deixa de cuidar dos
7 outros. Sempre que pode, compra
8 um produto do Programa Crer Para
9 Ver: camisetas, canetas, cartões e
10 embalagens para presente que aju-
11 dam a financiar projetos como o
12 Eco-Moya, da escola da Silvia e do
13 Bruno. Que hoje recicla todo tipo
14 de material, está mais limpa, com
15 os canteiros bem-cuidados e os
16 alunos mais conscientes. Como o
17 Bruno, que hoje faz artesanato
18 com materiais reciclados e se preo-
19 cupa com o futuro do planeta. Essa é uma história de gente que gosta da beleza e
20 gosta da verdade. Gente bonita de verdade.
(Revista Cláudia. Edição nº 495. São Paulo: Abril, dezembro/2002, adaptado.)
09. Pela leitura do texto, pode-se afirmar que o Programa Crer para Verestá
a) construindo escolas públicas nas periferias das cidades brasileiras.
b) financiando um projeto de reciclagem de papel na Escola Salvador Moya.
c) desenvolvendo pesquisas que transformam a realidade das pessoas.
d) financiando todo tipo de projeto de reciclagem de lixo.
10. A legenda “Gente bonita de verdade” remete a pessoas que estão preocupadas em cuidar
b) da aparência física e também do bem-estar dos outros e do meio ambiente.
c) somente do meio ambiente.
d) da aparência dos alunos das escolas públicas brasileira.
Boa tarde! O gabarito da prova de arte?
ResponderExcluir