ATIVIDADES
SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM
PORTUGUÊS
- 9º ANO
Eis um simulado para testar o conhecimento sobre as figuras
de linguagem. As figuras de linguagem são recursos que tornam mais
expressivas as mensagens.Alguns lembretes para recordar:
Metonímia: uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado (a parte pelo todo).
Prosopopeia ou personificação: atribuição de vida, ação, movimento e voz a coisas inanimadas.
Metonímia: uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado (a parte pelo todo).
Prosopopeia ou personificação: atribuição de vida, ação, movimento e voz a coisas inanimadas.
Comparação: semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de
elementos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação.
Eufemismo: suavização de uma palavra ou expressão.
Metáfora: emprega um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado.
Pleonasmo: consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.
Hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Metáfora: emprega um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado.
Pleonasmo: consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.
Hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Ironia:consiste em dizer o contrário daquilo que se
pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e
aquilo que realmente pensamos.
01. No trecho: "O pavão é um arco-íris de plumas", enquanto procedimento estilístico temos uma:
A) metáfora
B) comparação
C) metonímia
D) hipérbole
02. Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
A) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
B) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.” (prosopopeia)
C) “Por você eu dançaria tango no teto.” (hipérbole)
D) Li Cecília Meirelles. (metáfora)
03. Na expressão: “Todos estão morrendo de sede”, a figura de pensamento presente é:
A) metáfora
B) hipérbole
C) pleonasmo
D) prosopopeia
04. Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é:
A) pleonasmo
B) comparação
C) eufemismo
D) hipérbole
01. No trecho: "O pavão é um arco-íris de plumas", enquanto procedimento estilístico temos uma:
A) metáfora
B) comparação
C) metonímia
D) hipérbole
02. Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
A) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
B) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.” (prosopopeia)
C) “Por você eu dançaria tango no teto.” (hipérbole)
D) Li Cecília Meirelles. (metáfora)
03. Na expressão: “Todos estão morrendo de sede”, a figura de pensamento presente é:
A) metáfora
B) hipérbole
C) pleonasmo
D) prosopopeia
04. Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é:
A) pleonasmo
B) comparação
C) eufemismo
D) hipérbole
05. No trecho: “O vento
beija meus cabelos.” (Lulu Santos) tem-se a figura de linguagem:
A) personificação
B) metonímia
C) hipérbole
D) metáfora
A) personificação
B) metonímia
C) hipérbole
D) metáfora
06. “Sonhei que estava
sonhando um sonho sonhado” (Martinho da Vila) a figura de linguagem é:
A) comparação
B) metáfora
C) hipérbole
D) pleonasmo
07. Assinale a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir:
A) comparação
B) metáfora
C) hipérbole
D) pleonasmo
07. Assinale a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir:
I. "Está provado, quem espera nunca alcança".
II. "Onde queres o lobo sou o irmão".
III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente.
IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular.
A) ironia - antítese - eufemismo - hipérbole
B) eufemismo - ironia - hipérbole - antítese
C) antítese - hipérbole - ironia - eufemismo
D) hipérbole - eufemismo - antítese - ironia
II. "Onde queres o lobo sou o irmão".
III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente.
IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular.
A) ironia - antítese - eufemismo - hipérbole
B) eufemismo - ironia - hipérbole - antítese
C) antítese - hipérbole - ironia - eufemismo
D) hipérbole - eufemismo - antítese - ironia
08.Assinale a figura de linguagem encontrada em:
"Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor."
A) comparação
B) eufemismo
C) pleonasmo
D) personificação
"Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor."
A) comparação
B) eufemismo
C) pleonasmo
D) personificação
09.
I- O vento vem vindo de
longe, a noite se curva de frio.
(Cecília Meireles)
(Cecília Meireles)
II - Do relâmpago a
cabeleira ruiva
Vem açoitar o rosto meu.
(Alphonsus de Guimaraens)
Vem açoitar o rosto meu.
(Alphonsus de Guimaraens)
III - A excelente
Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.
(Monteiro Lobato)
(Monteiro Lobato)
IV - Nunca se afizera ao regime novo - essa indecência de negro igual a
branco e qualquer coisinha: a polícia! "Qualquer coisinha": Uma
mucama assada no forno porque se engraçou dela o senhor; uma novena de relho
porque disse: "Como é ruim, a sinhá"...
(Monteiro Lobato)
(Monteiro Lobato)
Assinale a alternativa que indica corretamente o ponto comum entre os
respectivos trechos:
A) a metonímia - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
B) a comparação - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
C) a hipérbole - trechos I e II; hipérbole - trechos III e IV.
D) a personificação - trechosI e II; ironia - trechos III e IV.
A) a metonímia - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
B) a comparação - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
C) a hipérbole - trechos I e II; hipérbole - trechos III e IV.
D) a personificação - trechosI e II; ironia - trechos III e IV.
10.Assinale a alternativa que encerra uma palavra empregada CONOTATIVAMENTE.A) Jovem hoje, viria a ter, sem dúvida, uma existência mais tranquila.
B) Todos dançam, suam, gritam juntos, e experimentam plena satisfação.
C) Pressentimos que estamos vivendo a aurora de um grande momento da história.
D) Os bailes e reuniões sociais eram quase invariavelmente ocasião de frustrações.
11.Nos versos: "Deixa em paz meu coração/que
ele é um pote até aqui de mágoa" verifica-se a seguinte figura de linguagem:
A)comparação
B) hipérbole
C) metáfora
D) metonímia
A)comparação
B) hipérbole
C) metáfora
D) metonímia
12. Na expressão “a natureza parece estar chorando”, do ponto
de vista estilístico, temos:
A) antítese
B) eufemismo
C) personificação
D) ironia
13. Analise a publicidade abaixo.
Fonte: http://www.portalimpacto.com.br/docs/1Erika1ANOAula42e43e44e45e46.pdf,
acessado em 17 set. 2011
Quanto
a o uso da conotação no texto, temos que ela é representada por:
A) imagens metafóricas evidenciadas pela representação dos atores sociais por lâmpadas.
B) imagens hiperbólicas representadas pela quantidade de lâmpadas.
C) imagens eufemísticas já que, ao serem apagadas, as lâmpadas sintetizam o que ocorre com aqueles que não leem.
D) transposição metonímica já que as pessoas são simbolizadas através das lâmpadas.
A) imagens metafóricas evidenciadas pela representação dos atores sociais por lâmpadas.
B) imagens hiperbólicas representadas pela quantidade de lâmpadas.
C) imagens eufemísticas já que, ao serem apagadas, as lâmpadas sintetizam o que ocorre com aqueles que não leem.
D) transposição metonímica já que as pessoas são simbolizadas através das lâmpadas.
14. Leia e interprete os quadrinhos
a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário