terça-feira, 26 de maio de 2015

Exercícios sobre Figuras de Linguagem - II



Exercícios

Figuras de Linguagem


1) Indique qual resposta não possui coerência.
a) Em “Tinha cinco bocas para alimentar”, indica-se a parte pelo todo.
b) Em “Dê-me dois maços”, pede-se o continente (maço) pelo conteúdo (cigarro).
c) Em “Comprei um Portinari”, há uma troca do autor pela obra.
d) Em “O homem ficou sem teto”, indica-se a causa pela conseqüência.
e) Em “Tomavam um Porto”, tem-se o lugar pelo produto.

2) Na frase abaixo, identifica-se qual figura?
“Em matemática, Maria é uma cobra.”         
a) metáfora
b) metonímia
c) catacrese
d) antonomásia
e) onomatopéia

3) No trecho: “Dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) ánafora
e) antítese

4) Na frase: “O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô”, encontramos a figura de linguagem chamada:
a) silepse de pessoa
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de número

5) Que figura de linguagem encontramos em “Choram as ondas”?
a) catacrese
b) metonímia
c) hipérbole
d) prosopopéia
e) metáfora
6) Na oração “Ele trazia na cabeleira a neve dos anos” temos  qual figura de linguagem?
a) catacrese
b) metonímia
c) zeugma
d) hipérbole
e) metáfora

7) No verso “A poesia – é uma luz... e alma – uma ave...” ocorrem:
a) prosopopéia e hipérbato;
b) metonímia e antítese;
c) hipérbole e eufemismo;
d) pleonasmo e silepse;
e) metáfora e zeugma.

8) Em qual das opções há erro na identificação das figuras?
a) “Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono.”(eufemismo)
b) “A neblina, roçando o chão, cicia,em prece.” (prosopopéia)
c) Já não são tão freqüentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) “E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua...” (aliteração)
e) “Oh sonora audição colorida do aroma.” (sinestesia)

9) Na frase “Ao pobre não lhe devo nada”, encontramos um caso de:
a) anacoluto
b) pleonasmo
c) elipse
d) zeugma
e) solecismo

10) Na frase, “Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.”, temos aqui a seguinte figura de linguagem, típica do Barroco:
a) antítese
b) pleonasmo
c) elipse
d) hipérbole

11)       “Vozes veladas,veludosas vozes,
            Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”

No texto de Cruz e Sousa temos exemplo de:

a) paralelismo
b) versos brancos
c) eufemismo
d) aliteração
e) hipérbole


12) Indique a alternativa em que o exemplo dado não corresponde à figura de linguagem pedida:
a) Metonímia: Ele gosta de ler Jorge Amado
b) Assíndeto: Vim, vi, venci.
c) Metáfora: “Meu verso é sangue” (Manuel Bandeira)
d) Antonomásia: Estou morrendo de sede!
e) Onomatopéia: “...não se ouvia mais o plic-plic-plic-plic da agulha no pano”. (Machado de Assis)

13) Em todos os itens, as figuras foram classificadas adequadamente, menos em:
a) “A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor” (Vinícius de Morais) – eufemismo.
b) Ele é um bom garfo – metonímia.
c) Ele não tem um níquel – sinédoque.
d) Sobre a mesa, garrafas vazias – elipse.
e) Gosto de ler Camões – metonímia.

14) “E eu morro, Ó Deus! Na aurora da existência.” (Castro Alves)
Indique a alternativa que apresenta a correta classificação de duas figuras que aparecem no verso.
a) hipérbole – anáfora;
b) apóstrofe – antítese;
c) eufemismo – catacrese;
d) gradação – antonomásia;
e) perífrase – pleonasmo.

15) Em “Meu coração não aprendeu nada”, a figura de linguagem é:
a) gradação
b) hipérbole
c) catacrese
d) prosopopeia
e) eufemismo
16) “Mas seu Juveniano foi um vitorioso porque, de um jeito ou de outro, pôs um diploma na mão de cada filho. ”
A oração destacada assinala o emprego de:
a) metonímia
b) metáfora
c) silepse
d) hipérbole
e) pleonasmo

17) Quando você diz que enterrou os pés na areia; que embarcou num ônibus; que chumbou o taco na parede, você recorre a uma figura de linguagem denominada:
a) metonímia
b) antítese
c) hipérbole
d) catacrese
e) metáfora

18) Relacione as duas colunas, classificando as figuras de linguagem de acordo com a seguinte indicação, e assinale a alternativa correta:

(1) Faltaram braços para se concluir a obra.
(2) Não havia em casa um dente de alho sequer.
(3) A madrugada vem sorrindo atrás dos montes.
(4) O carro era um foguete passando por mim.

(  ) metáfora
(  ) prosopopeia
(  ) catacrese
(  ) metonímia

a) 3, 2, 1, 4
b) 2, 1, 3, 4
c) 4, 3, 2, 1
d) 2, 4, 1, 3
e) 3, 1, 4, 2

19) Na frase: “O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se”, ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
20) Nos trechos:
“...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major.”

“...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja.”

encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:

a) prosopopéia e hipérbole
b) hipérbole e metonímia
c) perífrase e hipérbole
d) metonímia e eufemismo
e) metonímia e prosopopéia

21) Observe as letras destacadas nos versos:

“O vento voa
a noite toda se atordoa...”

Na repetição das consoantes você vê:

a) aliteração
b) assonância
c) eco
d) rima
e) onomatopeia

22) Nos trechos:

“O pavão é um arco-íris de pumas”
“...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira...”

como procedimento estilístico, temos, respectivamente:

a) metáfora e polissíndeto.
b) comparação e repetição.
c) metonímia e aliteração.
d) hipérbole e anacoluto.
e) anáfora e metáfora.

23) Em “Muitos adormeceram para sempre”, há:
a) perífrase.
b) metonímia.
c) eufemismo.
d) apóstrofe.
e) n.d.a.

24) Identifique a alternativa que contém a figura de linguagem predominante em: “Partimos todos os alunos”.
a) pleonasmo.
b) silepse.
c) metáfora.
d) metonímia.
e) perífrase.

As questões 25 e 26 referem-se à estrofe do texto Soldados Verdes  de Cassiano Ricardo. Leia-o atentamente para respondê-las.

O cafezal é a soldadesca verde
que salta morros na distância iluminada
um dois, um dois, de batalhão em batalhão
na sua arremetida acelerada contra o sertão

25) O primeiro verso o poema apresenta o emprego da:
a) metonímia
b) catacrese
c) comparação
d) metáfora
e) onomatopeia

26) “que salta morros na distância iluminada”. A figura de linguagem destacada no verso é:
a) prosopopeia
b) onomatopeia
c) metáfora
d) metonímia
e) eufemismo

27) Indique a frase em que há um anacoluto.
a) Não sei se eles viajarão, aqueles preguiçosos.
b) A caçulinha, que tanto amava a seu pai, doeu-lhe muito a separação.
c) O Governo brasileiro, diante desta situação, não poderá deixar de se manifestar.
d) Vocês, que se dizem corajosos, por acaso se ofereceram para participar do salvamento?
e) Quando visito uma casa muito velha, penso nos que a deixaram para sempre.



1-D         2-A         3-E         4-E         5-D         6-B
7-E         8-C         9-B         10-A       11-D       12-D      
13-A       14-B       15-D       16-A       17-D       18-C      
19- E      20- E      21- A      22-A       23-C       24-B      
25-D       26-A       27-B      



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