terça-feira, 26 de junho de 2012

Produção de texto


Escola:Leitura e Produção de TextosNome: Série:Data: /
Produção de textos 9º AnoElabore um
artigo de opinião
considerando as ideias a seguir:
O que é bullying?
O bullying é uma das formas mais comuns de violência entre jovens, inclusive no ambiente escolar. Define-se pelo conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, adotados por um ou mais alunos contraoutro(s) em desvantagem de poder ou força físicasem motivação evidente, sob a forma de “brincadeiras de maugosto” que disfarçam o propósito de maltratar, intimidar e humilhar, causando dor, angústia e sofrimento. Trata-sede um fenômeno encontrado em escolas públicas e privadas em todo o mundo, dentro e fora das salas de aula.Manifesta-se através de xingamentos, desenhos, ofensas morais, verbais, sexuais, pelo ato frequente de ocultar oudanificar materiais de uso pessoal, maus-tratos físicos e psicológicos, reais e virtuais.Este último, denominadciberbullyingé decorrente das modernas ferramentas tecnológicas – como ainternet, os celulares, as câmeras fotográficas –, e da falsa crença no anonimato e na impunidade. Por não existiruma palavra na língua portuguesa capaz de expressar as situações de bullying, o quadro a seguir relaciona algumasações que podem estar presentes:Fonte:Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania p.17
Relato de vítima de Bullying
“Tenho um filho de 11 anos que está sendo vítima de agressões por parte de um outro menino de 14anos,colegde turma dele. trata-sde um menino com um extenshistórico de problemas na escola,semprebatendo e humilhando outros colegas,sempre menores que ele,de forma gratuita. Ele bateu no meu filho por 2vezes,com chutes,socos,pontapés,uma vez bateu com a cabeça do meu filho em uma parede.E o que é pior,eleameaça sempre que vai bater mais no meu filho,já inclusive ameaçou o meu filho de morte.A direção da escola sedeclarde os amarradas,já que pode expulsameninpoelsemenode idade,os pais oconstantemente chamados na escola mais pouco resolvem. Já dei parte dessas agressões na delegacia,mais fiqueisabendo que pouco vai adiantar,já que o policial que registrou a queixa considerou os fatos como briguinha decolegas. Não sei que atitude tomar,penso até em tirar o meu filho da escola,mais tenho medo de não conseguir vagaem outra escola rápido,e ele perder muito tempo de aula. Tenho medo que as ameaças que o meu filho recebe dotal menino,deixem de ser só ameaças. Por favor,me ajudem,o que posso fazer ?”
Fonte: Revista Nova Escola - on line -Postado em 26/03/2010 às 21h29min: 22
Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa.
Deve ter uma estrutura dissertativa (artigo de opinião)
Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração;
A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
Não deixe de dar um título para a sua redação.
Etiene Peixoto Língua Portuguesa/ Leitura Produção de Textos – Ensino Fundamental
2

Nenhum comentário:

Postar um comentário