ATIVIDADES DO 8º ANO
Leia a crônica de Marina Colasanti e responda as questões propostas.
DE QUEM SÃO OS MENINOS DE RUA?
Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora.
Talvez não fosse um Menino De Família, mas também não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide. Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão.
Ouvindo essas expressões tem-se a impressão de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Família, outros nascendo De Rua. Como se a rua, e não uma família, não um pai e uma mãe, ou mesmo apenas uma mãe os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos paralelepípedos e das calçadas, diferentes, portanto, das outras crianças, e excluídos das preocupações que temos com elas. É por isso, talvez, que, se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos protetores, perguntando se está perdida, ou precisando de alguma coisa.
Mas se vemos uma criança maltrapilha chorando num sinal com uma caixa de chicletes na mão, engrenamos a primeira no carro e nos afastamos pensando vagamente no seu abandono.
Na verdade, não existem meninos De Rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino está NA rua é porque alguém o botou lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares. Assim como são postos no mundo, durante muitos anos também são postos onde quer que estejam. Resta ver quem os põe na rua. E por quê.
No Brasil temos 36 milhões de crianças carentes. Na China existem 35 milhões de crianças superprotegidas. São filhos únicos resultantes da campanha Cada Casal um Filho, criada pelo governo em 1979 para evitar o crescimento populacional. O filho único, por receber afeto "em demasia", torna-se egoísta, preguiçoso, dependente, e seu rendimento é inferior ao de uma criança com irmãos. Para contornar o problema, já existem na China 30 mil escolas especiais. Mas os educadores admitem que "ainda não foram desenvolvidos métodos eficazes para eliminar as deficiências dos filhos únicos".
O Brasil está mais adiantado. Nossos educadores sabem perfeitamente o que seria necessário para eliminar as deficiências das crianças carentes. Mas aqui também os "métodos ainda não foram desenvolvidos".
Quando eu era criança, ouvi contar muitas vezes a história de João e Maria, dois irmãos filhos de pobres lenhadores, em cuja casa a fome chegou a um ponto em que, não havendo mais comida nenhuma, foram levados pelo pai ao bosque, e ali abandonados. Não creio que os 7 milhões de crianças brasileiras abandonadas conheçam a história de João e Maria. Se conhecessem talvez nem vissem a semelhança. Pois João e Maria tinham uma casa de verdade, um casal de pais, roupas e sapatos. João e Maria tinham começado a vida como Meninos De Família, e pelas mãos do pai foram levados ao abandono.
Quem leva nossas crianças ao abandono? Quando dizemos "crianças abandonadas" subentendemos que foram abandonadas pela família, pelos pais. E, embora penalizados, circunscrevemos o problema ao âmbito familiar, de uma família gigantesca e generalizada, à qual não pertencemos e com a qual não queremos nos meter. Apaziguamos assim nossa consciência, enquanto tratamos, isso sim, de cuidar amorosamente de nossos próprios filhos, aqueles que "nos pertencem".
Mas, embora uma criança possa ser abandonada pelos pais, ou duas ou dez crianças possam ser abandonadas pela família, 7 milhões de crianças só podem ser abandonadas pela coletividade. Até recentemente, tínhamos o direito de atribuir esse abandono ao governo, e responsabilizá-lo. Mas, em tempos de Nova República*, quando queremos que os cidadãos sejam o governo, já não podemos apenas passar adiante a responsabilidade. A hora chegou, portanto, de irmos ao bosque, buscar as crianças brasileiras que ali foram deixadas.
(COLASANTI, Marina. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2002.)
a) A que Gênero Textual esse texto pertence?
b) Qual o objetivo desse texto?
2- Elabore um comentário sobre a crônica de Marina Colasanti, a partir das frases "Não existem meninos de rua. Existem meninos na rua."
3. Quais os tipos de meninos a que a autora se refere no texto? E como ela os diferencia?
4. De acordo com o texto de quem seria a culpa por existir tantas crianças abandonadas no Brasil?
5. Indique uma possível solução para esse problema brasileiro?
COLÉGIO
|
MUNICIPAL JOSÉ MENDES DE ANDRADE
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
1. Leia o texto a seguir:
A CIGARRA E A FORMIGA
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
-Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
-Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:
-Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.
- Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
-Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
-Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:
-Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.
Fábula de ESOPO
Moral da história:
Os preguiçosos colhem o que merecem.
a) Retire o sujeito da oração “Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho”:
______________________________________________________
b) Ainda na mesma oração, retire o predicado.
______________________________________________________
c) Como se classifica o sujeito da oração?
______________________________________________________
d) O predicado da oração é classificado em:
( ) verbal
( ) nominal
( ) verbo-nominal
2. Leia:
A RAPOSA E AS UVAS
Fábula de Esopo
Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.
Moral da história: Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.
a) Qual é o sujeito da oração “Uma raposa foi até um vinhedo”?
______________________________________________________________________
b) Que tipo de sujeito aparece em “Lambeu os beiços”?
______________________________________________________________________
c) Retire o predicado da oração “As uvas estão verdes e azedas” e classifique-o.
______________________________________________________________________
3. Leia as orações a seguir, retire o sujeito e classifique-o.
a) Uma cigarra apareceu.
______________________________________________________________________
b) A safra estava excelente.
______________________________________________________________________
c) O monstro e Bela eram amigos.
______________________________________________________________________
d) Retornou ao palácio e encontrou Bela no chão.
______________________________________________________________________
e) Levaram vários dias para que voltassem.
_____________________________________________________________________
4. Assinale a alternativa cujo predicado é verbo-nominal.
a) Uma viúva econômica e zelosa tinha duas empregadas.
b) O espetáculo é fashion.
c) Achei o espetáculo clean.
d) O menino caminhava pelas ruas.
e) Os alunos caminhavam apressados.
5. Qual das orações a seguir não existe sujeito?
1) Há vários estudantes no show de calouros.
2) Existiam vários alunos no show.
3) João e Maria corriam pelo parque.
4) Tocaram a campainha de sua casa.
5) José tocou flauta no concerto.
6. Complete as frases a seguir com o predicado indicado entre parênteses.
a) João ................................................................................................................. (pred. verbal)
b) Os alunos ............................................................................................. (pred.verbo-nominal)
c) Os funcionários .............................................................................................(pred. nominal)
d) Os professores ..................................................................................................(pred. verbal)
e) A escola ...............................................................................................(pred. verbo-nominal)
Revisão: Termos essenciais da oração
1- “Quando me procurar o desencanto, eu direi, sereno e confiante, que a vida não foi de todo inútil.”
O sujeito de procurar é:
a) Indeterminado b) Eu (elíptico) c) O desencanto d) Me e) Inexistente
2- Observe as orações seguintes:
2- Observe as orações seguintes:
1. Dizem por aí tantas coisas…
2. Nesta faculdade escolhem muito bem os alunos.
3. Obedece-se aos mestres.
O sujeito está indeterminado:
a) Somente na 1.
b) Na 2 somente.
c) Na 3 somente.
d) Em duas delas somente.
e) Nas três orações.
b) Na 2 somente.
c) Na 3 somente.
d) Em duas delas somente.
e) Nas três orações.
3- Só num caso a oração é sem sujeito.
Identifique-a:
a) Faltavam três dias para o batismo.
b) Houve por improcedente a reclamação do aluno.
c) Só me resta uma esperança.
d) Havia tempo suficiente para as comemorações.
e) N.d.a.
b) Houve por improcedente a reclamação do aluno.
c) Só me resta uma esperança.
d) Havia tempo suficiente para as comemorações.
e) N.d.a.
4- “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante…”
O sujeito da afirmação com que se inicia o Hino Nacional é:
a) Indeterminado.
b) Um povo heroico.
c) As margens plácidas do Ipiranga.
d) Do Ipiranga.
e) O brado retumbante.
b) Um povo heroico.
c) As margens plácidas do Ipiranga.
d) Do Ipiranga.
e) O brado retumbante.
5- Observe a estrofe:
“Lembra-me que, em certo dia,
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria
Um pobre cão.”
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria
Um pobre cão.”
Aparece aí a inversão do:
a) Objeto direto: um pobre cão.
b) Sujeito: um pobre cão.
c) Sujeito: certo dia.
d) Predicado: lembra-me.
e) Predicativo do sujeito: me.
b) Sujeito: um pobre cão.
c) Sujeito: certo dia.
d) Predicado: lembra-me.
e) Predicativo do sujeito: me.
6- Na oração: “Mas uma diferença houve!” , o sujeito é:
a) Agente.
b) Indeterminado.
c) Paciente.
d) Inexistente.
e) Oculto.
b) Indeterminado.
c) Paciente.
d) Inexistente.
e) Oculto.
7- Em: “Retira-te, criatura ávida de vingança!”, o sujeito é:
a) Te
b) Inexistente
c) Oculto determinado
d) Criatura
e) N.d.a.
b) Inexistente
c) Oculto determinado
d) Criatura
e) N.d.a.
8- identifique a alternativa correta em relação à classificação dos predicado das orações a seguir:
1. Todos nós consideramos a sua atitude infantil.
2. A multidão caminhava pela estrada poeirenta.
3. A criançada continua emocionada.
a) 1- predicado verbal, 2- predicado nominal, 3- predicado verbo-nominal
b) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal
c) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado nominal
d) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbal
e) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal
b) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal
c) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado nominal
d) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbal
e) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal
9- No período:
“As águias e os astros amam esta região azul, vivem nesta região azul, palpitam nesta região azul.”
Temos:
a) Um predicado verbal e dois verbo-nominais, havendo nos dois últimos, o complemento predicativo do objeto.
b) Três predicados verbais, sendo que, no primeiro, o complemento é o
objeto direto, e, nos dois últimos, o objeto indireto.
c) Três predicados verbo-nominais, havendo, no último, o complemento
predicativo do sujeito.
d) Três predicados verbais, havendo, em apenas um deles, o complemento objeto direto.
e) Três predicados verbais formados por verbos intransitivos.
10- “O sol entra cada dia mais tarde, pálido, fraco, oblíquo”, “O sol brilhou um pouquinho pela manhã.”. Pela ordem, os predicados das orações classificam-se como:
a) Nominal e verbo-nominal
b) Verbal e nominal
c) Verbal e verbo-nominal
d) Verbo-nominal e nominal
e) Verbo-nominal e verbal
b) Verbal e nominal
c) Verbal e verbo-nominal
d) Verbo-nominal e nominal
e) Verbo-nominal e verbal
11- I. Pedro está adoentado.
II. Pedro está no hospital.
a) O predicado é verbal em I e II.
b) O predicado é nominal em I e II.
c) O predicado é verbo-nominal em I e II.
d) O predicado é verbal em I e nominal em II.
e) O predicado é nominal em I e verbal em II.
b) O predicado é nominal em I e II.
c) O predicado é verbo-nominal em I e II.
d) O predicado é verbal em I e nominal em II.
e) O predicado é nominal em I e verbal em II.
12- Assinale uma das alternativas em que aparece um predicado verbo-nominal:
a) Os viajantes chegaram cedo ao destino.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.
13- “Na manhã seguinte, desci um pouco amargurado, outro pouco satisfeito.” Indique a alternativa que contém o predicado do mesmo tipo que o do período acima.
a) Esta injúria merecia ser lavada com o sangue dos inimigos.
b) Na tarde de uma segunda-feira, anunciei-lhe um pouco da minha tristeza,
outro pouco da minha satisfação.
c) Recebeu convicto e com certa afeição as verdades do filósofo.
d) Mas eu era moço à semelhança do meu tio Neves.
e) Naqueles dias eram tantos os castelos e sonhos esboroados…
b) Na tarde de uma segunda-feira, anunciei-lhe um pouco da minha tristeza,
outro pouco da minha satisfação.
c) Recebeu convicto e com certa afeição as verdades do filósofo.
d) Mas eu era moço à semelhança do meu tio Neves.
e) Naqueles dias eram tantos os castelos e sonhos esboroados…
14- Assinale a alternativa correspondente ao período onde há predicativo do sujeito:
a) Como o povo anda tristonho!
b) Agradou ao chefe o novo funcionário.
c) Ele nos garantiu que viria.
d) No Rio não faltam diversões.
e) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação.
b) Agradou ao chefe o novo funcionário.
c) Ele nos garantiu que viria.
d) No Rio não faltam diversões.
e) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação.
15- Em uma das alternativas seguintes, o predicativo inicia o período. Assinale-a:
a) A dificílima viagem será realizada pelo homem.
b) Em suas próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver.
c) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana.
d) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito?
e) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos.
b) Em suas próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver.
c) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana.
d) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito?
e) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos.
16- Assinale a alternativa em que aprece predicado verbo-nominal:
a) A chuva permanecia calma.
b) A tempestade assustou os habitantes da vila.
c) Paulo ficou satisfeito.
d) Os meninos saíram do cinema calados.
e) Os alunos estavam preocupados.
b) A tempestade assustou os habitantes da vila.
c) Paulo ficou satisfeito.
d) Os meninos saíram do cinema calados.
e) Os alunos estavam preocupados.
17- O professor entrou apressado.
O destaque indica:
a) Predicado nominal
b) Predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal
d) Adjunto adverbial
e) N.d.a
b) Predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal
d) Adjunto adverbial
e) N.d.a
18- Na oração: “A inspiração é fugaz, violenta”, podemos afirmar que o predicado é:
a) Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois predicativos.
b) Nominal, porque o verbo é de ligação.
c) Verbal porque o verbo é de ligação e são atribuídas duas caracterizações
ao sujeito.
d) Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois
advérbios de modo.
e) Nominal, porque o verbo tem sua significação completada por dois nomes que funcionam como adjuntos adnominais.
b) Nominal, porque o verbo é de ligação.
c) Verbal porque o verbo é de ligação e são atribuídas duas caracterizações
ao sujeito.
d) Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois
advérbios de modo.
e) Nominal, porque o verbo tem sua significação completada por dois nomes que funcionam como adjuntos adnominais.
19- Nas orações: A pesquisa da Mac Can reserva ainda uma surpresa” e “…os jovens estão mais ágeis”, temos, respectivamente:
a) Predicado verbo-nominal e predicado verbal
b) Predicado verbal e predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal e predicado nominal
e) Predicado verbal e predicado verbal
b) Predicado verbal e predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal e predicado nominal
e) Predicado verbal e predicado verbal
Texto:
Planeta Água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água...(2x)
Texto:
Planeta Água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água...(2x)
Após a audição da música – Planeta água , respondam às questões seguinte:
1. Nessa canção, Guilherme Arantes, descreve o percurso realizado pelas águas.
a. Qual é o verbo que indica o início desse percurso?
b. Qual verbo indica o seu final?
2.a. Retire do texto os verbos que indicam ação. _________________________________________
b. Qual é o sujeito desses verbos?
3. Aponte o complemento dos verbos seguintes: abre, faz, levam, banham, matam, movem, encharcam e evapora.
4. O sujeito é o termo que estabelece com o verbo uma relação de concordância.
Exemplifique a afirmação acima com frases retiradas do texto.
5. Compare os verbos nas frases:
Águas que caem das pedras...; dormem no leito dos lagos; vai-se pro céu... Água que nasce na fonte...; voltam pro fundo da terra...
a. Qual desse verbos já traz em si a informação a ser dada, isto é, não necessita de outras para lhe completar o sentido?
b. Quais são os verbos que, apesar de conterem em si a informação a ser dada, são acompanhados de expressões circunstanciais indispensáveis à construção do sentido veiculado no contexto?
6. Observe os verbos presentes nas três primeiras estrofes da canção.
a. São verbos significativos ou de ligação?
b. Qual o tipo de predicado presentes nessas estrofes?
c. Considerando que:
- O predicado verbal indica a ação realizada pelo sujeito da oração
- O predicado nominal indica características do sujeito, como qualidade e estado.
Responda: por que há esse único tipo de predicado nessas estrofes?
7. Os verbos também contribuem para expressar estado. Observe o verso abaixo. Veja que ao suprimir o verbo de ligação a informação não foi alterada.
Gotas de água da chuva são lágrimas da inundação. Gotas de água da chuva: lágrimas da inundação.
a. Reescreva a última frase da canção, substituindo a vírgula por um verbo.
b. Qual verbo você usou para reescrever o último verso da questão?
c. Como se classifica o predicado da frase reescrita? Por quê?
8. Você concorda com a indicação do autor de que o nome do planeta poderia ser Água?
Justifique.
gostaria do gabarito dessas atividades, se puder me enviar por e-mail...agradeço.
ResponderExcluirE-mail: silvialudyraslan@gmail.com
O gabarito dessas atividades seriam muito interessante, gostaria de recebê-los.
ResponderExcluirtatysm30a@gmail.com
Ótimas atividades, envie o gabarito no meu email?Podes?Ficarei grata.veralucia.rro@gmail.com.
ResponderExcluirteria como mandar o gabarito no meu e-mail: kemimay87@gmail.com
ResponderExcluirgostaria do gabarito por favor freitassabrina897@gmail.com
ResponderExcluirPodes publicar o gabarito, por favor?
ResponderExcluirParabéns pelas atividades. Podes enviar-me o gabarito: valdenice_afg@hotmail.com
ResponderExcluirpor gentileza gostaria do gabarito de todas atividades gilefabinho@gmail.com
ResponderExcluirpor favor poderia enviar o gabarito para o email mlrdt65@gmail.com
ResponderExcluirgrata
Gostaria de receber o gabarito tavaresyamin39@Gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito: carlossuper360@gmail.com
ResponderExcluirPoderia enviar o gabarito? lilian_siqueira15@hotmail.com
ResponderExcluirGabarito? Pode me enviar, por favor? mcas1665@gmail.com
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito. rosenaravalim@hotmail.com
ResponderExcluirGostaria do gabarito da atividade do texto a raposa e as uvas. Se puder mandar no meu email agradeço. professoraelize@gmail.com
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito. leilanym73@gmail.com
ResponderExcluirGrata
pode me mandar o gabarito ? sannyssouza@gmail.com
ResponderExcluirPode me mandar o gabarito por favor? meriturek@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirvania.silva.pereira@hotmail.com
ResponderExcluirPode me mandar o gabarito por favor? Email: samair.sv14@gmail.com
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