ATIVIDADES DIVERSAS SOBRE TIPOS DE LINGUAGEM, VARIANTES LINGUÍSTICAS, ENCONTROS CONSONANTAIS, ENCONTROS VOCÁLICOS, SÍLABAS TÔNICAS, FONEMAS E DÍGRAFOS
1) Em relação aos tipos de linguagem, responda:
a) Quando alguém usa apenas sons, imagens ou gestos para se comunicar usa a linguagem _________________.
b) Um livro que não possui imagens é um exemplo de linguagem ______________________.
c) Uma história em quadrinhos é um exemplo de linguagem ______________ porque tem ___________ e ___________________.
2) Observe a charge abaixo e responda às questões sobre variedade linguística:
a) A variedade padrão ou formal da Língua Portuguesa refere-se ao uso correto da Língua, sem erros de ortografia ou pronúncia. A variedade não-padrão ou informal apresenta algum tipo de erro em relação ao uso da Língua. Abaixo de cada balão escreva se a fala dos personagens da charge é padrão ou não padrão.
b) Como ficaria a frase do último balão se usássemos a variedade padrão?
3) Leia o texto e responda às questões
OLIM... PIADAS DOS INSETOS
Luciane W. Raup
Nas olimpíadas dos insetos,
Todos os resultados pareciam certos
No salto a distância, o Senhor Grilo já se via campeão.
Fez pose para fotos, jogou beijos, acenou a mão.
Disse, bem ligeiro e bem alto:
– Atenção para o meu grande salto!
O que ele não contava, o que ele não esperava
Era pela Dona Lesma que passeava
Toda linda, toda cheia de bagagens,
Bem na linha de aterrissagens!
No levantamento de peso, a Dona Formiga
Não via adversários para entrar na briga!
Pela Dona Abelha foi vencida:
50 contra 300 foi a partida.
A Sra. Pulga nem precisou competir:
Sua força todos sabem admitir.
A competição mais esperada era a de velocidade!
A plateia zunia de felicidade!
Sra. Barata e Srta. Libélula eram as favoritas.
Nos seus postos, muito aflitas.
A Dona Joaninha queimou a largada:
Todos os insetos saíram em revoada
Numa só nuvem, esbarraram as asas, uma confusão!
Perderam o equilíbrio, embolaram-se, foram ao chão.
O Rei Besouro disse aos súditos uma verdade:
– Vamos botar regras nessa entomológica atividade!
Ninguém entendeu o desejo da Majestade...
E deixaram a ordem para bem mais tarde!
Por isso, não te enganes não:
Nas olim...piadas dos insetos,
Para te dizer os resultados bem corretos,
só deu foi confusão!
a) Na primeira estrofe do poema, destaque duas palavras que apresentam encontro vocálico e classifique-o:
b) Separe as sílabas das palavras sublinhadas na 2ª estrofe do texto e classifique os encontros vocálicos:
c) Na 3ª estrofe, há 3 palavras que apresentam ditongo. Quais são?
d) Na 4ª estrofe, há 1 palavra que apresenta ditongo e hiato. Qual é essa palavra?
e) Retire, da 4ª estrofe, 3 palavras que tenham hiato.
f) Quantas e quais são as palavras que apresentam ditongo na 5ª estrofe?
g) Conte o número de letras e fonemas das palavras destacadas no texto, indicando os dígrafos, se houver:
4) Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongos, tritongos ou hiatos:
a) Lei:
b) Juízo:
c) Cooperar:
d) Lua:
e) Princípio:
f) Aguentar:
g) Saída:
h) Existência:
i) Espiões:
j) Peixe:
k) Feijão:
l) Averiguar:
m) Enxaguou:
n) Saguão:
o) Zoológico:
p) Houve:
q) Baú:
r) Fiéis:
s) Glória:
t) Ouve:
u) Joelho:
v) Ideia:
w) Dia:
x) Cuia:
y) Rua:
z) Álcool:
5) Leia estes versos
Armas, um galho de árvore, o alçapão;
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão.
Dás-lhe então, por esplêndida morada,
A gaiola dourada;
Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo;
Por que é que, tendo tudo, há de ficar
O passarinho mudo,
Arrepiado e triste, sem cantar? [...]
Olavo Bilac
a) Transcreva do texto as palavras monossílabas:
b) Transcreva do texto a palavra em que as letras QU representam um só fonema.
c) Transcreva do texto duas palavras proparoxítonas:
d) Transcreva do texto duas palavras oxítonas:
e) Transcreva do texto uma palavra que tenha hiato:
f) Transcreva do texto duas palavras que tenham ditongo:
g) Que variedade linguística é utilizada no poema? Explique:
h) O poema é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:
6) Observe as palavras abaixo:
Po – e – si –a
Vo – o
Ca – cho – ei – ras
Ex – plo – são
I – guais
a) Em quais palavras há vogais seguidas em sílabas diferentes?
b) Em quais palavras há uma sílaba em que se encontram uma vogal e uma semivogal?
c) Em qual palavra há uma sílaba em que se encontram uma vogal e duas semivogais?
d) Nas palavras poesia, voo e cachoeiras ocorre um_______________________.
e) Nas palavras cachoeiras e explosão ocorre um _________________________.
f) Na palavra “iguais” ocorre um __________________________.
7) Observe a tirinha e responda às questões:
a) A tirinha é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:
b) Se tirássemos o texto escrito, teríamos um exemplo de linguagem ______________ .
c) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um encontro consonantal?
d) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um dígrafo e um hiato?
e) Trocando apenas o fonema inicial da palavra “gente” que outras quatro palavras podemos formar?
Achei muito legal essa atividade , bom de exercitar os conhecimentos sobre encontro consonantal , dígrafos etc. Muito bom !
ResponderExcluirMuito bom
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