domingo, 3 de fevereiro de 2013

exercícios sobre classes gramaticais



v  Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:

1- SUBSTANTIVO
6 - VERBO
2- ARTIGO
7 - ADVÉRBIO
3 - ADJETIVO
8 - PREPOSIÇÃO
4 - NUMERAL
9 - CONJUNÇÃO
5 - PRONOME
10 - INTERJEIÇÃO

SUBSTANTIVO é toda a palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é um substantivo)
Os substantivos classificam-se em:
  • Comum/ Próprio
  • Concreto/ Abstrato
  • Primitivo/ Derivado
  • Simples/ Composto
  • Coletivo

Exercício:
1) Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.


ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.
 Os artigos classificam-se em:
  • Definidos: o / a / os / as
  • Indefinidos: um / uns / uma / umas

Exercício:
2) Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular

a) Ganhei uma caneta dourada.
________________________________________________________________________________
b) Os irmãos ganharam doces.
________________________________________________________________________________
c) A gaita era verde.
________________________________________________________________________________
ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo)

Exercícios:
3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a) camarada: _____________________________________________________________________
b) gesto: ________________________________________________________________________
c) roupa: ________________________________________________________________________
d) mulher: _______________________________________________________________________


NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O numeral pode ser:
  • Cardinal
  • Ordinal
  • Multiplicativo
  • Fracionário

Exercício:
5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. _________________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. __________________________________________________
c) Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. ________________________________________
d) Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ____________________________
e) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ______________________________


PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo.
O pronome pode ser:
  • Pessoal
  • Possessivo
  • Demonstrativo
  • Indefinido
  • Interrogativo

Exercício:
6) Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:

a) Este animal não vai participar da exposição. __________________________________________
b) Vários atletas já chegaram. _______________________________________________________
c) Quantos ainda não votaram? ______________________________________________________
d) Há poucos erros na redação. ______________________________________________________
e) Ela sempre gostou de ler. _________________________________________________________
f) Nosso povo está despertando. ______________________________________________________

VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.

Exercício:
7) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:

a) chegarei: ___________________________
b) subiram: ___________________________
c) coube: _____________________________
d) fizeste: ____________________________
e) pusesses: ___________________________
f) sumiu: _____________________________
g) estávamos: _________________________
h) amássemos: ________________________
i) perceberdes: ________________________
j) é: _________________________________



ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias de:
  • Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...
  • Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora...
  • Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
  • Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante....
  • Negação: não, absolutamente...
  • Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente...
  • Afirmação: sim, certamente, realmente....

Exercício:
8) Identifique e classifique os advérbios conforme o modelo.
Luiza e Marcos viajaram bastante pelo mundo.
bastante: advérbio de intensidade
a) Não engoli coisa nenhuma.
________________________________________________________________________________
b) Convoquei imediatamente a família.
________________________________________________________________________________
c) Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.
________________________________________________________________________________
d) A velhinha passava rapidamente pela fronteira.
________________________________________________________________________________
e) Os meninos hospedaram-se aqui.
________________________________________________________________________________


PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles.
As preposições essencias são:
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE,
PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS

Exercícios:
9) Sublinhe as preposições:
a) Conversamos sobre nossos estudos.
b) Sempre lutamos contra a má vontade de alguns.
c) Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d) A criançada partiu para o acampamento.
e) Aquela chácara é de meus tios.
f) Você já viajou de avião?
10) Complete com a preposição adequada:
a) Saí __________ meus pais.
b) Estamos __________ luz há alguns minutos.
c) Minha família morou __________ Pernambuco vários anos.
d) Minha mãe gostava __________ conversar __________ arte.
e) __________ o juiz, ele não abriu a boca.
f) Estarei __________ Curitiba na próxima quinta-feira.
g) Deteve-se um instante ___________ observar o movimento ___________ pedestres.


CONJUNÇÃO é a palavra invariável que liga:
  • duas palavras com o mesmo valor, numa oração.
  • duas orações entre si.

Exercício:
11) Sublinhe as conjunções:
a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b) Estava estudando, quando você me telefonou.
c) Você reage ou será dominado pela doença.
d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou um caminhão.
h) Esperei-o até tarde, mas ele não veio.


INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento.
As interjeições mais comuns são

  • de alegria: ah! oh! oba!
  • de aplauso: viva! bis! bravo!
  • de chamamento: ó! olá! alô!
  • de dor: ui! ai!
  • de silêncio: silêncio! psiu!
  • de surpresa: oh! ah!
  • de advertência: cuidado! atenção!
  • de alívio: ufa! Arre!
  • de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
  • de desejo: oxalá! tomara!
  • de saudação: salve! viva! olá!
  • de terror: ui! credo! cruzes


Exercícios:
12) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!

13) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração

a) Caramba! Como ela samba! _______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. _______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite? _______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí. ___________________________________________________________
f) Xi! Esse cara aqui de novo. _______________________________________________________

38 comentários:

  1. O gabarito torna-se completamente indispensável para os seres pensantes que leram as explicações. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou
      Tirou as palavras da minha boca. kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Bom exercícios, mas é sim importante ter o gabarito, não pra mim ou pra outros que dominam a questão, mas para todo os estudantes em época de prova ou mesmo concurso público. O erro só não foi divulgar o gabarito. Um ex aluno meu vivia estudando por esse meio de comunicação por isso a importância do gabarito. Ahhh, o tal aluno hoje está cursando arquitetura na UFF!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. legal!!adorei,, isso e bem melhor do que eu ter que inventar perguntas e ainda responder mais hoje em dia a internet esta disponivel para todas as coisas e a internet oferecendo isso as pessoas ainda querem o gabarito !!!!1estao precisando de pensar um pouco,,,ou quem sabe muito!!1

    ResponderExcluir
  4. Gostei... também acho que querer o gabarito é demais! Perdoe-me os colegas que precisam dele, mas acho que podemos providenciá-lo, né?

    ResponderExcluir
  5. PEÇO, SE POSSIVEL, ME ENVIAR POR EMAIL O GABARITO DESSA ATIVIDADE. ESTOU INICIANDO MINHA CAMINHADA AGORA E TENHO MTS DÚVIDAS. OBRIGADA. eli_carvalho_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Exercício de 7º ano e estão pedindo gabarito?! Deveriam sentir-se envergonhados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e daí que são de 7°? e se eu estou estudando o 7° ano? não posso ver se acertei o que fiz.? francamente

      Excluir
    2. BOM EU SOU DO 6
      KKKKKKKK

      Excluir
  7. Galera! Quando iniciei a carreira, carregava o gabarito até para as atividades mais simples, pois tinha medo de errar e prejudicar o aluno.
    Será que em vez de ficarem criticando, não poderiam ajudar o colega? Que vergonha!
    Vou imprimir as atividades e em breve postarei o gabarito.
    Aliás, parabéns ao autor destas atividades.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse resumo. Não necessita gabarito pois esse conteúdo é fácil.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse resumo. Não necessita gabarito pois esse conteúdo é fácil.

    ResponderExcluir
  10. Muito engraçado esse pessoal que pede gabarito! Igual alunos querendo tudo mastigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem gabarito como vou ter certeza que fiz certo? A cada acerto o estudante se senti mais seguro e motivado. Por isso gabaritos fazem toda a diferença

      Excluir
  11. adorei os exercicios propostos, agora CADÊ o gabarito?

    ResponderExcluir
  12. ADOREI ESSAS ATIVIDADES,NÃO PRECISA DE GARARITO,POIS ESTA FACIL A COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  13. Não se trata apenas de professores que leem,mas sim de nos alunos que buscamos meios na internet de estudar e quando resolvemos as atividades precisamos do gabarito para corrigir............

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a atividade, tbm estou iniciando agora, ainda estou fazendo faculdade e tbm gostaria muito do gabarito, errar e humano e reconhecer e esplendido, mas para mim nao tem nada pior do que chegar a sala de aula e dizer aos alunos que corrigi alguma atividade errada, eu sempre faço quando vejo o erro, mas nao tenho prazer nenhum nisso. Gostaria muito do gabarito se alguem puder me enviar, adverbio mesmo e uma parte que sempre fico em duvida. deboraluisaribeiro@yahoo.com.br desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  15. Affs desde de 2013 estão pedindo o gabarito e até hoje nada.VAI TOMAR NO CU!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. elianahope@gmail.com
    Gostaria de receber o gabarito.Grata. Eliana

    ResponderExcluir
  17. Mas gente, para quê gabarito? Acredito que todos aqui sejam professores... e se forem alunos, está barbada!

    ResponderExcluir
  18. MUITO BOM,GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO

    ResponderExcluir
  19. muito bom mas podia ter gabarito sou uma estudante e queria saber se esta certo

    ResponderExcluir
  20. vai tomar suco de cau,as respostas estao ai em cima

    ResponderExcluir
  21. Muito bem explicado, nem precisa de gabarito, dá para entender perfeitamente!

    ResponderExcluir
  22. Ei alguem ai pode me socorrer em portugues, eu sou pessimo nessa materia

    ResponderExcluir
  23. * Frase: Os carneirinhos que eu contava CONTAVAM-ME também.
    a)A que classe gramatical pertence a palavra CONTAVAM?
    b)A qual substantivo a palavra ME se refere?
    c)Qual é a classe gramatical de ME?

    ResponderExcluir